Manual de montagem
Este manual não garante durabilidade se o Comando for instalado com molas usadas e pular procedimentos descritos
A mola do cabeçote tem prazo de vida reduzido quando o motor é usado em altas rpm, a carga de molas diminui e acontece bloqueio de molas na rpm original também com Comando SM RACING
Vindo a perder o Comando por desgaste do nariz e Motor por válvulas degoladas
A SM não faz trocas de Comandos que deram desgaste por bloqueio de molas e flutuamento de válvulas.
Nunca montar o Comando sem trocar as molas
CRF 250 NACIONAL N1 N2
Até 9300 rpm plug and play
Acima de 9400 rpm fazer retrabalhos nas molas originais: diminuir as Molas em menos 1 mm para garantir espaço de trabalho entre elos, evitando quebra do motor.
Este Comando com pastilhas originais faz 30% mais barulho que o Comando original, devido a velocidade da abertura de válvulas, vc pode diminuir a folga pra 0,05 nas 2 válvulas para diminuir o ruído .
FAZER 250/TENERE N1 N2
Plug and play até corte rpm original
Usar folgas de válvulas
0,05 nas 2 válvulas
Se usar RPM estendido deve fazer recuo de sede de válvulas em 1 mm pra dentro para garantir espaço entre elos, não adicionar calço de molas.
CRF 230 CDI original
Usar mesma folga de válvulas do Comando original
E1 COM pistão destaxado plug and play
????Manual com PISTÃO taxado
E1.......ver cavas de válvulas (cavas no pistão)
E2....... verificar cavas de válvulas (cavas no pistão)
E3....... verificar cavas de válvulas (cavas no pistão)
E4....... verificar cavas de válvulas (cavas no pistão) retirar molas internas
retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas
E5....... verificar cavas de válvulas(cavas no pistão) retirar molas internas
retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E6........ verificar cavas de válvulas(cavas no pistão) retirar molas internas
retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas recuar 1.5mm as sedes de válvulas
CRF 230 (cdi competição)
pistão original ou taxado????
E1.......verificar cavas de válvulas( cavas no pistão) recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E2....... verificar cavas de válvulas (cavas no pistão) recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E3....... verificar cavas de válvulas (cavas no pistão) + recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E4....... verificar cavas de válvulas(cavas no pistão) cortar 1.5 elos da mola interna(cortar 1,5 voltas) retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E5....... verificar cavas de válvulas(cavas no pistão) cortar 1.5 elos da mola interna(cortar 1,5 voltas) retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas recuar 1.5mm as sedes de válvulas
E6........ verificar cavas de válvulas(cavas no pistão) cortar 1.5 elos da mola interna(cortar 1,5 voltas) retirar 1mm do diâmetro das 2 válvulas
fazer alivio das válvulas recuar 1.5mm as sedes de válvulas
CG 150/ CG VARETADO????
PRÓ-S CG 150
montagem COMPLEXA
* DEVE ser feito recuo de sede ou diminuir a mola de ADM em 1 mm para estar ganhando espaço entre elos.
* A soma dos elos deve ser no mínimo de 0,60 mm ou superior até o corte original e de 1,5 mm para corte estendido.
*Deve ser conferido com motor parado o curso de molas após a montagem ( conferência com calibre de folga )
N1 - montagem simples (plug and play) até 9500 rpm
Verificar se seu CDI ou módulo corta até 9500 rpm
Se cortar depois de 10 mil rpm deve usar molas novas e afundar as válvulas 1 mm pra dentro do cabeçote sem usar calço adicional nas molas
N2-
* Fazer 1 mm de recuo cada sede (sem calço)
* Fazer alívio válvulas 5 gramas
* Verificar cavas de pistão
N3-
*Fazer 1 mm de recuo cada sede (sem calço)
* Fazer alívio de válvula 5 gramas
* Fazer cavas de pistão
N4-
*Fazer 1,5 mm de recuo cada sede (sem calço)
* Fazer cavas de pistão
* Fazer alívio de válvulas 7 gramas
N5-
*Fazer 2mm de recuo cada sede (usar 0,5 de calço)
*Fazer cavas de pistão
*Fazer alivio de válvulas 7 gramas
CG 160
N1
(limite de corte original )
Vc tem 2 opções
Opção 1-
*Diminuir mola interna 2mm
Afundar assento de sede 1mm
Atrasar o comando 5 graus ou meio dente
Opção 2
Usar molas do Corsa 1.4
Com prato de Twister
CG 160 N2
(Limite corte estendido)
* Fazer recuo de sedes em 2 mm cada
* Rebaixar prato superior na parte de baixo em 1,5 mm
*Diminuir a mola interna em 1volta
* Fazer cavas no pistão
* Alívio de válvulas acima de 6 gramas
Complemento para identificação de ruídos????
* CONFIRA AS FOLGAS DE CHAVETAS DOS PRATOS
DE VÁLVULAS E CANAL DA ASTE DE VÁLVULAS
FOLGAS NA CHAVETAS
FOLGAS NO CANAL DA ASTE
OCASIONA BARULHO
CONFIRA A SUPERFICIE DA SAPATA DO BRAÇO VÁLVULAS
OU ROLAMENTO DO BRAÇO VÁLVULAS
SUPERFICIE DA SAPATA RISCADO
DESGASTA COMANDO
ROLEMA BRAÇO DEVE GIRAR LIVRE SEM DIFICULDADE
ROLEMA BRAÇO DE VÁLVULAS TRAVANDO CAUSA DESGASTE NO COMANDO
CONFIRA ESPAÇO ENTRE ELOS DE MOLAS
O ESPAÇO TOTAL ENTRE ELOS DEVE SER MAIOR QUE 1,5 MM COM A MOLA COMPRIMIDA NO LEVANTE MÁXIMO
MOLAS SEM ESPAÇO DE TRABALHO CAUSA DESGASTE E BARULHO DE VÁLVULAS
CONFIRA O AJUSTE ENTRE OS GUIAS DE VÁLVULAS COM ASTE DE VÁLVULAS
A FOLGA DE GUIAS CAUSA BARULHO DE VÁLVULAS
CONFIRA ESPAÇO DE CAVAS DO PISTÃO
FALTA DE ESPAÇO CAUSA BARULHO E QUEBRA
CONFIRA O AJUSTE DO PINO DOS BRAÇOS DE VÁLVULAS
FOLGA EM TODOS SENTIDOS
ESTAS FOLGAS CAUSA BARULHO DE VÁLVULAS
CONFIRA A CARGA DE MOLAS POR ALTURA DE MONTAGEM, E TOLERÂNCIA DE MEDIDA DA MOLA RECOMENDADA PELO FABRICANTE
MOLAS COM BAIXA CARGA POR MONTAGEM ERRADO OU MOLA CANSADA FAZ BARULHO DE VÁLVULAS E BURACO NA RAMPA DE FECHAMENTO DOS CAMES DO COMANDO DE VÁLVULAS